Boca a Boca #64 – Fé nas ideias

Crónica de Patrícia Portela

A história das ideias é a história dos corpos que se movem, que se alimentam e desesperam por causa delas. É a história do pensamento em dúvida. Em cheque. Por definir e em conflito antes de se tornar matéria e mutação. A história das ideias é história da fé no que ainda não existe, é a história de uma convicção cega no fazer, certos de que as ideias devem ser todas levadas a bom porto, transformadas em algo palpável, tangível, concreto, evidente, com data, hora e local marcado para acontecerem. Vivemos acreditando que uma ideia que não se concretiza em lei, edifício ou objeto, não pode ser bem uma ideia. Uma ideia tem de nos fazer sair do nosso lugar e contribuir para uma nova visão do mundo. Ou ser silenciada.

Mas as ideias também chegam de surpresa para nos fazerem questionar o sentido das coisas e as coisas que fazemos sem sentido, para nos lançarem desafios que não escolhemos, de forma consciente ou inconsciente, direta ou enigmática.

A história das ideias é a história do que nos persegue, do que nos motiva ou do que nos mantém à tona de água quando perdemos o pé.

A história das ideias é a história dos avanços e recuos que provocamos no mundo, os que premeditamos e os que sofremos por premeditação alheia. Talvez por isso seja tão importante não vivermos só com as nossas ideias. Talvez por isso seja crucial sairmos de casa para pensarmos com a cabeça dos outros, com as épocas dos outros, com as ideias, as trevas, mas também o brilho de outros – como Sófocles, Shakespeare, ou Dostoievski, os três grandes autores de «Édipo-Rei», «Hamlet» e «Irmãos Karamazov», as três obras-primas sobre a verdade da psique, como diria Sigmund Freud.

Será pensando nas ideias que ainda terei que sairei do meu lugar seguro onde escrevinho os meus apontamentos e sairei de casa para revisitar “Aleksei ou a Fé” de Sónia Barbosa, esta sexta e sábado, no Teatro Viriato. Sairei para me perguntar:

– Em que ideias vale a pena acreditar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s